Páginas

sexta-feira, 12 de junho de 2009

½ Século de Futebol-Arte



O documentário é dedicado a todos os amantes do esporte e também do futebol bem jogado que aos pouco vem deixando os campos. A decisão pelo tema abrange muito mais do que a afeição do povo brasileiro pelo esporte, mas também porque o assunto une diferentes povos e culturas para discutir uma mesma linguagem, o mundo da bola.
A partir daí buscamos um personagem marcante para a história do futebol e chegamos ao nome de Telê Santana Silva. O técnico, que atuou como jogador profissional durante 12 anos pelo Fluminense, deixou sua assinatura nos gramados quando passou a comandar a seleção brasileira na disputa pelas Copas de 1982 e 1986, e quando levou o São Paulo Futebol Clube à conquista de todos os títulos disputados, em especial o da Taça Libertadores da América e os dois Campeonatos Mundiais, em 1992 e 1993.
Ao todo temos mais de 80 entrevistados, entre eles personalidades como Zico, Roberto Dinamite,Dádá, Reinaldo, Raí, Palhinha, Serginho Chulapa, Leonardo, Eurico Miranda, Sócrates, Careca, Renato Gaúcho, Cafu, Muricy Ramalho, Zetti, Moraci Santana, Kajuru, Brunoro,Fernando Casal de Rey, Milton Neves, e muitos outros.
O documentário terá duração aproximada de 70 a 90 minutos e apresenta quem foi Telê Santana dentro das quatro linhas a ponto de se tornar uma referência. O projeto é produzido na forma de um vídeo-documentário com o intuito de mostrar, por meio de imagens de arquivo, as conquistas e os êxitos de Telê e os contratempos que o técnico enfrentou durante sua carreira.
Telê conquistou seu espaço dentro dos gramados com seu esquema tático e sua rigidez durante os jogos e treinos. Telê Santana é conhecido até hoje pelo apelido carinhoso de “Mestre”, usado por admiradores e desafetos, mas inquestionável pela maioria.

Um comentário:

  1. Milton Neves não, por favor. Não estraguem um projeto tão bonito.

    ResponderExcluir